Quando você trabalha com o público as coisas não dependem só de você. Na fotografia falamos que o fotógrafo é responsável 70% do trabalho, os outros 30% é da pessoa que está sendo fotografada.
Se você não se der ao máximo as fotos não vão ficar 100%, se se cliente não se sentir à vontade e não quiser se entregar a conexão não chegará ao resultado máximo.
Então posso fizer que a arte da fotografia é de 2 vias e se não estiverem preparadas as coisas não andam e tudo pode se transformar em um desastre.
Por que estou falando isso? Porque a Jú é um a das minhas clientes que desde o primeiro ensaio se entregou de corpo e alma, nossa relação transcendeu a uma sessão fotográfica, pois ela estava preparada para me presentear com os seus 30% e eu estava pronta para recebê-la e entrar os meus 70%.
Muitos fotógrafos culpam os seus clientes por não conseguirem um resultado esperado, JÁ ACONTECEU COMIGO COMO CLIENTE – EU TIVE QUE ESCUTAR QUE EU NÃO DEI O MEU MELHOR. QUE A LOCAÇÃO ERA PEQUENA, QUE O CARRO CHEGOU TARDE, QUE EU ESTAVA TENSA. Mas será se realmente é culpa do cliente? Eu estava naquele momento entregando meu melhor e ele não aproveitou minha entrega para criar um ensaio tranquilo, gostoso que me trouxessem boas lembranças. Sério quando lembro deste ensaio eu fico tensa de novo.
Então eu como cliente e como fotógrafa tenho certeza que o ensaio só fica com o esperado, ou mais, quando os 2 estão querendo o melhor resultado. Vamos acabar com o vitimismo independente do lado que você estiver.
Eu estudo muito para ter os melhores cliques, eu não faço ensaios de 1 hora porque acho pouco tempo para a pessoa se soltar o suficiente para ter fotos espontâneas, eu converso (GEMINIANA NATA QUE SOU) muitooo para deixa a pessoa mais à vontade possível. E este é um dos motivos que uma cliente vira amiga – TRANSCENDER.
Eu tenho só a agradecer por ter a maioria dos clientes pessoas maravilhosas como a Jú. Já é nosso segundo ensaio juntas e planejando o terceiro logo logo. A maioria porque vamos ser sinceros ninguém agrada todo mundo, e eu não posso pegar este fardo que não cabe a ninguém.
Na foto a maravilohosa @juliadorvil